“Acredito na união dos poderes e de entidades que representam o povo, porque isso fortalece a democracia e leva ao pleno desenvolvimento, culminando com importantes decisões, além de estabelecer a transparência administrativa. Esses diálogos propiciados pelo Ministério Público junto aos gestores municipais dá uma exata dimensão do elevado grau de visão do procurador-geral de justiça, doutor Luiz Gonzaga Martins Coelho. A FAMEM está tendo participação ativa nesses eventos e parabeniza o Ministério Público por tal iniciativa”.

A afirmação foi feita pelo prefeito de Estreito, Ciícero Neco Moraes, o Cicin (PMDB), que representou a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), durante o II Encontro Regional de Gestão Estratégica, realizado na cidade de Imperatriz, que foi encerrado na manhã desta sexta-feira (24)

O evento aconteceu na sede das Promotorias de Justiça da comarca e contou com as presenças de promotores de justiça dos municípios envolvidos, dos prefeitos Cincin (Estreito), Assis Ramos (Imperatriz), Juscelino Oliveira (Açailândia), Edilomar Miranda (Ribamar Fiquene), Geraldo Braga (Governador Edison Lobão), Jairo Madeira (João Lisboa) e Karla Baitsta (Vila Nova dos Martírios), dentre ouyros gestores municipais, além de vereadores, secretários e outras autoridades.

Pela manhã, a Administração Superior realizou uma reunião com os promotores de justiça da região. Na oportunidade, o procurador-geral de justiça ressaltou que os desafios propostos só serão superados se o diálogo for permanente: “os promotores de justiça precisam saber das realizações e dos projetos da atual gestão. Mas nós também precisamos ouvi-los e identificar seus anseios e necessidades.”

No primeiro momento, o diretor da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), Raimundo Nonato Leite, explicou que os Encontros Regionais de Gestão Estratégica são um desdobramento do Planejamento Estratégico da instituição. Ele também detalhou o Plano Geral de Atuação (PGA) e as ferramentas disponíveis para o gerenciamento de custos e dados: “membros e servidores de todo o estado participaram das etapas do Planejamento Estratégico. Agora, precisamos qualificá-los para trabalharem com o PGA. Por isso, estamos investindo na capacitação dos setores, na reestruturação dos Centros de Apoio Operacional e no monitoramento das ações.”

A realização desses encontros foi gerada a partir de um encontro entre o procurador-geral de justiça, Luiz Gonzaga Martins e o presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), Cleomar Tema. O primeiro evento ocorreu na cidade de Balsas.

Todos os prefeitos que participaram destacaram a importância do evento, sobretudo porque abre agora, um canal de diálogo entre os gestores públicos municipais e os promotores.

Fonte http://famem.org.br